quinta-feira, 14 de junho de 2012

Penetração Islâmica na África

                        


           (Fonte: <http://alexhuche.blogspot.com.br/2010/11/islamismo-na-africa.html> Acessado em 14/06/2012)

        A religião islâmica assume grande importância não só no norte da África, mas em todo o continente africano.O encontro do islão com o animismo africano resultou numa solução religiosa, que foi facilmente assimilada por parte da população, transformando-se numa forma alternativa de organização social. A ideia de que mais de um terço da população africana partilha a fé islâmica não nos passa imediatamente na cabeça quando pensamos em África. Se nos habituamos a considerar os países do norte da África como parte do mundo árabe, não reconhecemos tão facilmente a influência islâmica ao sul do Saara. 
       Em 640 d.C. registrou-se a conquista do norte da África, desde o Egito até Marrocos. Ao contrário do restante do continente, no norte da África desenrolaram-se dois processos distintos: islamização e arabização. Por islamização pretende-se referir o processo pelo qual os povos do norte da África se converteram à fé islâmica e se tornaram muçulmanos. Por arabinização refere-se o processo de aculturação através do qual estes povos absorvem numerosos aspectos da cultura árabe, nomeadamente a língua.
       A adaptabilidade do islão a diferentes ambientes e sua interação com a religião animista presente no continente africano vai permitir, por um lado, a sua fácil aceitação pelos africanos e, por outro lado, provocar mutações na religião islâmica de região para região. Como exemplo podem referir-se às celebrações islâmicas em partes da África Oriental, que incorporam a dança e o tambor no seu seio. Essas duas características levam a que não se possa falar do islão na África de uma forma global. 

Fonte: VESENTINI, José Willian. Geograria: O mundo em transição, Editora Ática: 2003. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário